DEMÊNCIA: É PRECISO FALAR, OUVIR E CONSCIENTIZAR.

 

O QUE É DEMÊNCIA?

É o termo usado para descrever diferentes desordens do cérebro que afetam a MEMÓRIA, o PENSAMENTO, a LINGUAGEM, a CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO e de TOMAR DECISÕES , o COMPORTAMENTO e as EMOÇÕES.

• A cada 3 segundos , uma pessoa no mundo apresenta sintomas de demência.

• Em 2050, serão mais de 130 milhões de pessoas afetadas no mundo inteiro, mas, principalmente nos países de baixo e médio desenvolvimento.

• A demência afeta pessoas de todas as classes sociais, econômicas e de todas as raças, sendo o envelhecimento o maior risco.

• A DOENÇA DE ALZHEIMER é a maior causa de demência.

O QUE PODEMOS FAZER???

COMO FAMÍLIA: encaminhar o idoso que apresenta os primeiros sintomas imediatamente ao médico. Um diagnóstico precoce leva ao tratamento adequado e significa qualidade de vida.

COMO CUIDADOR: Cuidar de alguém que têm demência é uma tarefa árdua, mas pode ficar menos difícil se você se informar, se capacitar e frequentar grupos de apoio. E lembre-se de cuidar da sua saúde também!

COMO SOCIEDADE: As pessoas que vivem com demência e seus cuidadores precisam de apoio, não podem ficar isolados e nem sofrer preconceito e passar por constrangimentos. Faça a sua parte!
COMO INDIVÍDUO: Lembre-se que levar uma vida saudável pode ajudar a reduzir o risco de demência ao envelhecer.O que é bom para o coração também o é para o cérebro.Cuide regularmente de ambos com atividades física , mental, social e dieta balanceada.

COMO GOVERNO: Estabelecer um PLANO NACIONAL PARA AS DEMÊNCIAS deve ser prioridade de qualquer governo ( municipal, estadual e federal) para lidar com o crescente impacto da prevalência e do alto custo , cada vez maiores, das demências. O plano contribui para incentivar as pesquisas, para educação e conscientização dos profissionais de saúde, da população e dos responsáveis pelas políticas públicas , melhorando o acesso dos cidadãos ao diagnóstico, tratamento e qualidade de vida.

ATENÇÃO!!

VENHA SABER A DIFERENÇA ENTRE NÃO LEMBRAR E ESQUECER!

DIA 24/SETEMBRO, A PARTIR DAS 9H, NA PRAIA DE COPACABANA, EM FRENTE AO POSTO 5, ESTARÃO SENDO DISTRIBUÍDOS PANFLETOS, CARTILHAS E OUTROS MATERIAIS
APAZ-ASSOCIAÇÃO DE PARENTES E AMIGOS DE PESSOAS COM ALZHEIMER, DOENÇAS SIMILARES E IDOSOS DEPENDENTES

TELS: 2223 0440 / 2518 1410

APOIO

JORNAL POSTO SEIS