Compreensão

Clasped_hands

Uma atitude positiva começa com a compreensão

Compreenda o que a pessoa sente. Este é o primeiro passo para dar o melhor cuidado possível ao doente. Uma pessoa com DA sente uma mistura de emoções. Dê seu apoio e compreensão.
Seja um bom ouvinte. Estimule o doente a falar sobre seus sentimentos. Recorde a ele que seus conhecidos continuam com a amizade apesar dos problemas. Faça o máximo para que o doente retenha sua dignidade e amor-próprio.
Aprenda o mais possível. Faça perguntas, tente soluções. Não tenha receio de perguntar ao médico ou outro profissional da área.
Participe de um grupoterapia. A APAZ integra amigos e familiares de pacientes com DA. As reuniões mensais são valiosos grupos de apoio, tranqüilidade e informação prática.

Tratamento

medicine

Embora a Doença de Alzheimer não possa ser curada, revertida ou interrompida, muito se pode fazer para auxiliar tanto o paciente como sua família a viver com maior dignidade e menor desconforto durante todo o transcurso da doença.
Para que se atinjam tais objetivos, intervenções clínicas adequadas e serviços comunitários devem ser procurados. O tratamento deve ser direcionado aos sintomas apresentados pelo paciente, ao seu ambiente e ao sistema de apoio familiar.
Intervenções específicas podem incluir a ajuda de familiares, de empregados domésticos ou de enfermagem domiciliar, o uso de terapias comportamentais e de medicamentos. Estes, podem aliviar sintomas conseqüentes ou concomitantes, como ansiedade, depressão, agitação, delírios, alucinações etc., e diminuir a velocidade de progressão da Doença de Alzheimer.